O nome do "baby Renegade", será Jeep Avenger. Trata-se da primeira vez em que a marca apresenta um modelo SUV para a categoria subcompacta, assim como é a primeira vez em que a Jeep terá um carro elétrico e movido apenas por baterias a ser comercializado nos mercados da Europa. 

Com pouco mais de 4 metros de comprimento, espera-se que o carro também seja oferecido no Japão e na Coreia do Sul. O Jeep Avenger será revelado por completo no dia 17 de outubro - no Salão Automóvel de Paris (FRA) - e também estará disponível para reserva a partir dessa data. O carro chegará às lojas no no início do ano que vem.
 

Com base na plataforma e-CMP, utilizada em carros elétricos como Peugeot e-2008, DS Crossback E-Tense e Opel Mokka-e, o Avenger também deve trazer o mesmo propulsor elétrico. Nos demais modelos, entrega 136 cv e vai instalado no eixo dianteiro. Nesse caso, é alimentado por uma bateria de 50 kWh. Mas o número específico da novidade pode ser maior, pois a Jeep anunciou uma autonomia de 400 km para o Avenger, sugerindo melhorias no conjunto motriz.

Em um primeiro momento, o Jeep Avenger será oferecido somente com o conjunto elétrico. Porém esta na será a única opção. Nossos colegas acreditam que o pequeno SUV herdará futuramente motores térmicos, provavelmente a gasolina ou diesel de seus "primos" da Peugeot-Citroën, como os 1.2 PureTech e 1.5 BlueHDi.
 

Uma variante híbrida ainda poderia ser uma possibilidade, o que tornaria o Jeep Avenger um modelo com apelo para o mercado brasileiro, visto a expansão de eletrificação da Jeep por aqui com a linha 4xe e também o aparecimento de mais modelos com apelo SUV na categoria dos subcompactos. Produzido em Tychy, na fábrica polonesa Stellantis, o Jeep Avenger ainda dará origem a futuros modelos equivalentes da Fiat e da Alfa Romeo. 

Quando revelou o pequeno utilitário com uma projeção oficial, a Stellantis disse que o automóvel seria lançado no 1º semestre de 2023. O fato de ter uma opção com motor a combustão e ser feito com a plataforma CMP faz com que fique interessante para o Brasil. Com que ainda precisavam saber mais sobre o projeto antes de tomar uma decisão sobre oferecer o novo SUV no país.

Na segunda metade do ano que vem, a Fiat deverá apresentar a sua versão do Jeep Avenger, lançando um inédito um SUV compacto de entrada. Ficará posicionado abaixo do 500X e será derivado do mesmo projeto Avenger europeu. Tomará como base também a plataforma modular CMP, que foi desenvolvida inicialmente pela PSA mas que hoje está disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis.

Nenhuma fotografia oficial do interior do Jeep Avenger foi mostrada durante a apresentação, então teremos que esperar até vê-lo ao vivo no Salão de Paris em outubro. No entanto, flagras anteriores mostraram o painel apareceu sem nenhuma camuflagem revelando a central multimídia destacada e alguns botões físicos. Ao seu lado deve estar a instrumentação em painel digital.

Assim, o Jeep Avenger terá uma disposição de controles muito diferente de outros carros da Jeep, com uma distribuição horizontal dos elementos, ali também herdada dos produtos Peugeot-Citroën que usam a mesma plataforma. O último detalhe que chama a atenção é a presença do câmbio manual, "entregando" o motor a combustão do protótipo flagrado durante os testes e confirmando a presença de dois tipos de transmissão (manual e automática). 

Se o Jeep Avenger será o primeiro carro elétrico da marca no Velho Continente, a estreia com emissão zero nos EUA ocorrerá com 2 modelos inéditos: o Jeep Recon e o Jeep Wagoneer S. Ambos estrearão no mercado norte-americano em 2023 e 2024 respectivamente, mas também chegarão à Europa em uma data posterior.



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