A Volkswagen está nos ajustes finais para o lançamento do novo Polo no Brasil. Recentemente, a marca alemã revelou detalhes dos novos faróis de LEDs do hatch compacto, mas não deu outros detalhes do modelo, que é esperado para o último trimestre deste ano. Pois o Jornal do Carro flagrou uma unidade do novo Polo em testes finais, já com menos camuflagem. Basicamente, a unidade fotografada estava com a dianteira e a traseira cobertas.
Com a reestilização de meia vida, o VW Polo ganhará as atualizações feitas em 2021 na Europa. Entretanto, o hatch feito na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá diferenças visuais. Uma delas é possível ver neste flagra exclusivo: as lanternas ganharão novo desenho interno de luzes, mas manterão as formas atuais. No Polo europeu, elas ganharam extensões que invadem a tampa traseira e deixam o desenho horizontal.
Novo Polo em outubro
O desenho do novo VW Polo 2023 foi revelado em julho, depois que o modelo nacional teve as patentes registradas na Argentina. No mesmo mês, duas semanas antes, a nova tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE), do Inmetro, entregou os dados de consumo do modelo. E confirmou que o hatch terá nova versão T170 com o motor 1.0 turbo que equipava o VW Up! nacional. Com ele, o novo Polo será um dos carros mais econômicos do País.
Com os novos limites de emissões do Proconve L7, o VW Polo usará o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que pertenceu ao Up! TSI. Mas poderá ganhar desempenho e superar os 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque. O câmbio será manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch vai abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track, substituto do Gol. E não terá o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático.
Assim, Polo e Virtus 2023 virão na cola da linha Chevrolet Onix. Segundo o Inmetro, o hatch da Volkswagen faz até 16,5 km/l com gasolina em ciclo rodoviário. Já na cidade, faz média de 13,8 km/l. Com etanol, os consumos ficam em 11,6 km/l e 9,6 km/l, na ordem. No caso do sedã Virtus, a tabela do PBVE indica duas versões, uma manual e outra com câmbio automático de seis marchas. E o sedã rende o mesmo que o Polo no trânsito urbano.
Versão GTS terá faróis matriciais
Além do 1.0 turbo que foi do Up! TSI, que equipará as versões de entrada, o novo VW Polo 2023 terá o 1.0 turbo flex atual (T200), que desenvolve até 128 cv e 20,4 mkgf de torque. Ele continuará conectado ao câmbio automático de seis marchas. Já a esportiva GTS terá o visual do Polo GTI e promete manter o 1.4 TSI turbo (T250) de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. Este acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança velocidade máxima de 207 km/h.
Além disso, o novo Polo GTS terá faróis altos adaptativos que alcançam 170 metros. É claro que tudo tem um preço: o conjunto óptico com LEDs matriciais chega a ser mais de duas vezes mais caro, porque demanda um módulo eletrônico bem mais poderoso. Nas demais versões, o Polo 2023 vai quase dobrar o alcance da iluminação à noite. O hatch atual, com lâmpadas halógenas, ilumina 70 metros à frente. Mas, com a adoção de LEDs, iluminará até 130 metros.