A Ford está começando um plano de descarbonização para a América do Sul e os primeiros passos serão tomados em 2023. Um dos pilares será o lançamento da picape Ford Maverick na tão esperada versão híbrida, com lançamento confirmado para o início de 2023 no Brasil. A fabricante ainda não fala sobre versões os preços, mas o mais provável é que tenha um pacote semelhante à Lariat FX4 2.0 turbo, atualmente vendida por R$ 236.890.
A única picape híbrida do segmento, a Ford Maverick tem feito muito sucesso nos EUA justamente por esta versão, tanto que era a aposta de grande parte da mídia para o lançamento no Brasil, que acabou acontecendo somente com o motor 2.0 turbo de 253 cv sem eletrificação. Ter a variante híbrida no país dará um grande diferencial e deve aumentar a sua procura, embora a oferta possa ser mais limitada justamente por causa das filas de espera nos Estados Unidos.
Com esta motorização, a Maverick utiliza um 2.5 aspirado de 164 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.000 rpm, combinado a um propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A Ford diz que a potência combinada é de 193 cv (este valor nunca é a soma das duas potências). O porém é que, com este sistema híbrido, não tem a opção de tração integral, somente dianteiro. Outro problema é que a suspensão traseira é trocada por um eixo de torção no lugar da multi-link. Até o momento, a empresa não comenta se irá adaptar o motor para que seja flex.
Seu principal atributo será o rendimento energético. As médias de consumo oficiais para os Estados Unidos dizem que 17,8 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada, chegando a 15,7 km/litro no ciclo combinado. Obviamente, estes números são com a gasolina mais pura vendida no país. Assim, a picape tem uma autonomia de aproximadamente 805 km com um tanque de gasolina – há relatos de quem chegou a rodar por 965 km. Este rendimento deve cair um pouco na versão vendida no Brasil por causa do etanol misturado na gasolina.
Caso a Ford siga a estratégia usada até agora para a Maverick, a motorização híbrida será oferecida para a versão Lariat FX4, com um pacote montado para o mercado brasileiro. Entre os itens de série estão os faróis full-LED, alerta de colisão com frenagem automática, 7 airbags, painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas, chave presencial, partida por botão, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, vidro traseiro elétrico na caçamba e mais.
A Ford Maverick Hybrid 2024 será o primeiro dos três lançamentos eletrificados da marca para o Brasil, todos em 2023. A fabricante norte-americana ainda promete o Mustang Mach-E, SUV elétrico baseado no cupê e que já foi visto em testes pelo país; e a van E-Transit.