O ápice da linha da Hyundai sempre foi o Azera, conhecido na Coreia do Sul como Grandeur. O sedã grande entra em sua sétima geração com um design radicalmente diferente de seu predecessor (ou até mesmo do que a maioria da linha da empresa). A geração anterior chegou ao Brasil em 2019 e não chegamos nem a ver a reestilização por aqui.
Como a Hyundai normalmente faz quando apresenta um carro, não temos qualquer detalhe técnico sobre o novo Azera. As poucas fotos oficiais mostram que o sedã terá um design exterior bem ousado, com uma dianteira que lembra muito a minivan Staria, com visual bem futurista. Conta com uma barra de LED que passa por toda a parte frontal, enquanto os faróis de verdade ficam montados mais abaixo em uma área separada no para-choque, com uma grade larga no meio.
A lateral revela que as maçanetas serão retráteis e o terceiro vidro é uma referência à primeira geração do Azera de 1986. Não era bem um carro da Hyundai, e sim um Mitsubishi Debonair com o logo da marca sul-coreana. As longas portas traseiras sugerem que o Azera tem um entre-eixos maior para aumentar o espaço para os passageiros. Como referência, a geração anterior tem 2,885 m de entre-eixos e um comprimento total de 4,990 m.
Este design incomum continua na traseira, usando a mesma linha fina de LED para as lanternas. A tampa do porta-malas levemente curvada tem uma câmera posicionada no centro, logo acima do logo "Grandeur". Para manter este visual limpo, a Hyundai escondeu a ponteira do escapamento embaixo do para-choque e podemos perceber a ausência dos sensores de ré. Claro, esta não é uma foto de verdade, e sim uma imagem feita por computador, então o carro verdadeiro deve ter os sensores integrados à barra preta que percorre todo o veículo.
Do lado de dentro, encontramos uma cabine totalmente nova. Tem um esquema de duas telas no painel, com um terceiro display montado mais abaixo no console central, dedicado para os controles do ar-condicionado. O volante também traz um design que lembra a primeira geração do Azera, enquanto os passageiros da segunda fileira têm seus próprios comandos para o ar-condicionado posicionado entre os assentos.
A iluminação ambiente nos painéis das portas ajuda a criar uma atmosfera aconchegante e os bancos utilizam o que a Hyundai chama de couro Nappa ecológico combinado com um couro anti-bactérias em algumas partes onde as pessoas tocarão mais. Outros detalhes chamativos são os controles separados para os sistema de som, o teto solar de dois painéis e os bancos dianteiros com ajuste elétrico e encostos de cabeça com um formato bem interessante.
Todos os detalhes sobre o novo Hyundai Azera serão divulgados nas próximas semanas, antes do lançamento comercial, que acontecerá ainda no começo de 2023 na Coreia do Sul. Apesar do Azera ter feito fama no Brasil, seu futuro por aqui é uma incógnita. A Caoa, importadora oficial da marca no país, não chegou nem a trazer a versão reestilizada, então a chegada da sétima geração pode nem acontecer.