Apesar de o setor de duas rodas nacional ainda passar por um processo de recuperação, a BMW Motorrad acaba de anunciar um investimento no Brasil. A empresa fará um aporte de R$ 50 milhões em sua fábrica de Manaus (AM), a primeira da empresa a montar motocicletas fora da Alemanha.

De acordo com a BMW, o aporte entre 2022 e 2025 servirá para o incremento de áreas produtivas como qualidade, produção, logística e expedição. O investimento na planta, também prevê aumento de 25% na capacidade produtiva, 20% na mão de obra direta e 50% na área útil da planta. Com isso, a capacidade instalada da linha de montagem deve passar das atuais 15 mil unidades anuais para 19 mil unidades por ano.
 

Hoje, já são montadas em Manaus as G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure. A BMW Motorrad ainda informou que parte do investimento também será destinada à produção de sete novas motocicletas até 2025. Serão 3 renovações ou novas versões e 4 lançamentos de modelos inéditos. De acordo com um dos executivos da marca, um dos modelos novos chegará ainda em 2022:

“O mercado brasileiro é o sexto maior para a BMW Motorrad no mundo. E a fábrica de Manaus é responsável por 99% do volume da marca no Brasil. Até 2025, sete novos modelos serão produzidos localmente, sendo quatro totalmente novos. Um deles será lançado esse ano ainda. Esse investimento vai reforçar a nossa liderança nacional no segmento de motos premium”. - Julian Mallea, CEO da BMW Motorrad Brasil.

Primeira estreia pode ser a BMW G 310 RR

Questionada pelo Motor1.com Brasil, a BMW Motorrad se recusou a divulgar qual será a moto inédita que será lançada ainda em 2022. No entanto, um lançamento tão próximo não deve trazer algo tão fora da realidade atual da empresa por aqui. O trabalho de homologação de um motor e de uma moto ainda não oferecidas por aqui pode levar mais de um ano. 

Como sabemos que este novo modelo que estreia ainda em 2022 é de fato inédito, não uma renovação de um produto atual, tudo leva a crer que a marca expandirá o portfólio de alguma das famílias existentes por aqui. Levando isso em conta, as probabilidades maiores recaem sobre a BMW G 310 RR.
 

A esportiva utiliza o mesmo propulsor das G 310 R e G 310 GS já vendidas no Brasil. É a terceira moto desenvolvida em parceria entre a BMW e a indiana TVS e foi apresentada no mercado indiano em julho. A moto é basicamente uma versão carenada da G 310 R, compartilhando a mecânica e a ciclística, mas com uma estética mais agressiva. O grande número de peças em comum facilitaria - e agilizaria - lançamento no Brasil também.

A BMW G 310 RR apresentada na Índia tem duas versões: Standard e Style Sport. Ambas contam com um painel de instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas, o mesmo da Apache RR 310 orientado verticalmente. No caso da moto da BMW, a tela é compatível com Bluetooth. Nesta configuração esportiva RR, a moto se separa da 310 R e da 310 GS por contar com 4 modos de pilotagem selecionáveis (pista, urbano, chuva e esporte). 

Assim como as irmãs, a G 310 RR trará o motor monocilíndrico da TVS refrigerado a líquido de 313 cm³. Ele entrega por lá 34 cv de potência a 9.700 rpm e 2,7 kgfm de torque a 7.700 rpm. A nova variante RR usa as mesmas rodas de cinco raios com 17 polegadas e pneus Michelin Pilot Street como visto na G 310 R. Na índia, a nova BMW G 310 RR tem preços partindo de 285 mil rúpias, ou cerca de R$ 19.130.



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