Não é novidade que o Hyundai ix35 saiu de linha no final de 2021 por conta das novas normas de emissões do Proconve L7 que entraram em vigor no início deste ano – idem para o Tucson, que teve a produção suspensa pelo mesmo motivo. Mas enquanto o primeiro foi enterrado de vez, o Tucson continuará entre nós, já que a Caoa já havia confirmado que o SUV receberia novidades.
Em fevereiro mesmo quando confirmou o fim da linha para o ix35, a própria Hyundai havia afirmado que o New Tucson “é um modelo que deverá receber novidades e continuará a ser produzido”. Agora durante o Congresso AutoData Perspectivas 2023, o presidente da Caoa Montadora (responsável pela Hyundai Caoa e Caoa Chery no Brasil), Mauro Correia, anunciou mais uma vez que o Tucson terá novidades – que chegarão no ano que vem.
A dúvida que pairava até o começo deste ano era se a Hyundai Caoa traria a nova geração do Tucson vendida na Europa e nos Estados Unidos, mas depois que pintou um flagra do Tucson atual publicado pelo site Primeira Marcha em julho, tudo ficou mais claro. Para quem esperava a ousada quarta geração do Tucson vendida lá fora, aqui no Brasil teremos a terceira geração atual, mas com o facelift que acabou não chegando por aqui – e que foi apresentada globalmente no Salão de Nova York, em 2018... Ou seja, o Brasil receberá um SUV cinco anos atrasado.
Visto há 3 meses, o SUV camuflado esconde a reestilização que a geração produzida no Brasil recebeu no exterior e que já foi aposentada com a chegada do Tucson de quarta geração. Visualmente traz novos faróis em LEDs, grade dianteira mais destacada e mudanças em para-choques e rodas. Na traseira, as lanternas recebem novo arranjo interno e leve retoque no para-choque.
Evidentemente que isto é uma forma da Hyundai Caoa continuar oferecendo um SUV médio sem ter que gastar muito para isso, pois a manutenção de um modelo da geração anterior apenas com uma reestilização exigiria poucas mudanças na linha de montagem de Anápolis (GO), enquanto que um modelo totalmente novo faria com que a fábrica tivesse que ter todo o maquinário trocado – algo um tanto mais custoso. Além disso, haveria um processo mais complexo na produção por conta das tecnologias do SUV vendido no mercado externo.
Equipado em sua última fase com o motor 1.6 turbo de 177 cv e 27 kgfm de torque, sempre atrelado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, com tração dianteira, o modelo deverá seguir com a mesma mecânica, mas devidamente ajustada para atender as novas normas de emissões e consumo. Resta saber se terá modificações de potência e torque.
Em relação as vendas, o Hyundai Tucson vendeu 2.176 unidades entre janeiro e setembro deste ano, segundo a Febrave. Apesar da idade, o SUV vendeu menos que o Mitsubishi Eclipse Cross (2.702), mas ficou à frente de modelos como Chevrolet Equinox (835) e Ford Territory (793), só para citar dois concorrentes próximos.
Sai ix35, entra novo modelo
Além das novidades para o Tucson, a Caoa Montadora também tem planos para um novo modelo para ser produzido na fábrica de Anápolis, onde hoje são feitos basicamente veículos da Caoa Chery e o comercial Hyundai HR. Rumores apontam que o novo carro da Hyundai a ser feito nacionalmente ocupe a mesma faixa de preço do antigo ix35 (de R$ 150mil), mas essa missão já é cumprida pelos SUVs da Caoa Chery como o Tiggo 5X. Assim, fica a dúvida qual será o modelo escolhido para ocupar o lugar do Hyundai ix35 na linha de montagem.
Falando da linha comercial da Hyundai, o Hyundai HR também tem novidades confirmadas para 2023, segundo a empresa, ou seja, podemos esperar por um facelift. Quando vamos para a situação de mercado, a Caoa projeta uma expansão de 10% em 2023 em relação a este ano, segundo a Autodata. Para atingir seu objetivo, a empresa vai investir em novos produtos e tecnologias, passando a oferecer sempre uma opção eletrificada em cada veículo à venda no Brasil.