Em uma estratégia de descarbonização de suas operações, a Scania passará a utilizar biometano em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2024. A parceria será feita com a empresa de energia Raízen, que fornecerá o combustível renovável para a fabricante de caminhões daqui a dois anos.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, com esse anúncio a fábrica da Scania no ABC Paulista terá em 2024 a troca do gás natural pelo biometano. Além disso, essa parceria da Raízen faz a companhia de energia ampliar sua oferta de combustíveis sustentáveis. O acordo terá validade inicial de cinco anos, sendo previsto um fornecimento médio de 7.800 metros cúbicos de biometano por dia, volume suficiente para atender 100% do consumo das fábricas da Scania – hoje abastecidas com gás natural.

Para quem não está muito antenado no assunto sobre sustentabilidade, o biometano é um combustível renovável obtido a partir do biogás, e virá das plantas (resíduos do processamento da cana-de-açúcar) da Raízen em parceria com a Geo Energética. O gás biometano será entregue para a Scania por meio dos encanamentos de gás da Comgás, mas para isso a Raízen solicitará um estudo de viabilidade técnica e econômica.

Com a troca do gás natural pelo biometano nas fábricas, a Scania afirma que vai superar sua meta de descarbonização, que é a de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa em suas operações até 2025. No caso da fábrica da empresa sueca em São Bernardo do Campo (SP), a redução chegará a 75%, algo que vale destacar, já que a unidade produz caminhões "de parachoque a parachoque", afirmou o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

Ainda segundo o executivo da Scania, o contrato assinado com a Raízen é um marco importante para a empresa no que tange a transformação de estratégia, que foi iniciado em 2016. Embora tenham origens de composição diferentes, as moléculas de gás natural e biometano são equivalentes, segundo Podgorski.

O acordo para a Raízen significa mais um avanço na estratégia da empresa em ampliar sua gama de produtos de origem renovável, isso ao mesmo tempo que a demanda aumenta por parte de seus clientes, disse Paula Kovarsky, vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade.

Gás para caminhões

Além do fornecimento para a Scania, a Raízen já pensa em utilizar o biometano em sua própria frota de caminhões, que faz a distribuição de combustíveis. Porém esse é um plano que ainda está em fase de estudos.

Apesar de ser uma boa proposta por conta da redução de emissões de um caminhão a gás ou biometano frente a um modelo convencional a diesel, a executiva lembra que a falta de um mercado secundário de caminhões a gás é um fator de dificuldade para a aplicação do biometano nas frotas de transportadoras.

Apesar disso, a Scania aposta fortemente nos caminhões a gás, tanto que é única marca do setor que produz no Brasil caminhões a gás natural e biometano. Com produção desde 2019 na fábrica do ABC Paulista, a Scania já vendeu mais de 600 caminhões movidos a gás no Brasil.

 



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