A Royal Enfield tem flertado com a ideia de apresentar uma motocicleta totalmente elétrica já há algum tempo. Em novembro de 2019, o então CEO Vinod Dasari confirmou a existência de um protótipo elétrico no centro tecnológico da empresa, localizado no Reino Unido. Desde então, a marca indiana tem mantido um ritmo de desenvolvimento lento e constante, reiterando essa postura em agosto de 2022.
Mas as coisas podem mudar em apenas alguns meses. O atual CEO da Royal Enfield, B Govindarajan, revelou recentemente que a empresa vai acelerar seus esforços de eletrificação nos próximos anos. Inicialmente, a Royal Enfield planejava lançar seu primeiro modelo elétrico até 2026, mas os líderes da empresa estão agora anunciando uma data de lançamento para 2025.
Govindarajan teria afirmado que mudou as prioridades da empresa a fim de atender a essa linha de tempo acelerada: "Nos últimos 6 a 8 meses, fizemos investimentos em eletrificação no sentido de criação de infra-estrutura física para testes de veículos e preparação associada a tal processo. Também temos contratado talentos para nossos centros tecnológicos na Índia e no Reino Unido. Em geral, temos nos concentrado intensamente nas motos elétricas".
Sem surpresas, uma infra-estrutura totalmente nova e contratar os melhores talentos também exigem investimento extra. Nos próximos cinco anos, a Royal Enfield espera investir 250 milhões de dólares nesta empreitada aproveitando ainda alguns programas de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia de eletrificação que o governo indiano está oferecendo por lá.
Ao contrário de muitos de seus concorrentes europeus, asiáticos e americanos, a Royal Enfield não é conhecida por modelos de alto valor agregado, nem de alta cilindrada. Isso pode jogar a favor da empresa, já que as motos elétricas rivais lutam para igualar o desempenho e a autonomia de seus concorrentes de combustão interna. Ainda assim, o CEO da Royal não quer que o ritmo acelerado da marca sacrifique a qualidade do produto.
"Sendo um pioneiro na fabricação de motocicletas, é fácil para nós pegar os componentes, montá-los em algo parecido com uma moto e lançá-la no mercado só para estar à frente dos outros", afirmou Govindarajan. "Mas gostaríamos de entender completamente as exigências do comprador neste segmento antes de lançar novos produtos. A Royal Enfield é conhecida por oferecer experiência em duas rodas, não apenas produtos isolados". Nosso objetivo é já começar com ofertas diferenciadas de produtos eletrificados".