“Ano novo, vida nova”, como dizem os antigos votos, mas algumas coisas nunca mudam. É o caso do pagamento das taxas de seu carro. Mais um ano se inicia e você leitor tem de pagar tanto o IPVA, quanto o licenciamento do veículo.
Segundo o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), em relação a 2022, ambas estas taxas sofreram reajustes, aumentando o valor. Este, por sua vez, deve ser pago exclusivamente pela internet.
A partir de julho de 2023, o portador do veículo deve realizar o pagamento do licenciamento online, algo inédito até então. Com isso em mente, te ensinamos como fazer para quitar esta taxa pela internet.
Como pagar licenciamento 2023
Primeiramente, para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), é necessário que quaisquer débitos de multas e o IPVA estejam em dia, ou seja, pagos. Uma vez regularizada essa situação, acesse o site do Detran de seu respectivo estado e faça seu login.
Login feito, vá à aba “Veículos”, clique na opção “Licenciamento Anual” e, em seguida, “Licenciamento digital (CRLV-e). Insira o número do Renavam e a placa de seu veículo. Feito isso, pague a taxa de emissão do licenciamento. Esse pagamento pode ser feito pela internet, agências bancárias ou caixas eletrônicos.
A emissão do documento, portanto, será feita 24 horas depois da realização do pagamento. Você poderá acessar o CRLV-e pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou, caso deseje, imprimir via app ou site do Detran. Lembrando que o órgão de trânsito não mais emite o CRLV no papel moeda, de modo que você terá de imprimir em casa ou solicitar a impressão em folha A4 no Detran.
Pode parecer complicado, mas é um processo fácil de ser realizado, não envolvendo dores de cabeça. Essa, no entanto, manifesta-se caso você não fizer o pagamento. Para se ter uma noção, consoante do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não licenciar o veículo implica em uma infração gravíssima, apreensão do veículo e passível de multa de R$293,47.