
A Volkswagen do Brasil deu um passo importante na ampliação de sua estratégia logística ao iniciar operações no Porto de Vitória, no Espírito Santo, recebendo a primeira remessa do SUV Taos importado da Argentina. A movimentação faz parte de um plano de expansão que busca maior eficiência na distribuição de veículos, impactando diretamente a logística nacional e impulsionando a economia regional.
A operação no Porto de Vitória teve início com a chegada de 32 unidades do Taos, fabricado na unidade da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina. A expectativa é de que a próxima remessa ocorra em maio, consolidando a nova porta de entrada para modelos estratégicos da marca. Entre os veículos que passarão pelo porto capixaba, está o Novo Jetta GLI, produzido no México, previsto para desembarcar no Brasil em 2025 como parte do plano de lançar 16 novos modelos até 2028.
A importação tem um papel fundamental nos negócios da Volkswagen, permitindo que a marca ofereça um portfólio mais completo aos consumidores. Em 2024, a Volkswagen importou 33.597 veículos, um crescimento de 22% em relação a 2023. Desse total, 86% vieram da Argentina, com destaque para o Taos (21.594 unidades) e a Amarok (7.386 unidades). Do México, vieram o sedã Jetta GLI (2.633 unidades) e o SUV Tiguan Allspace (1.984 unidades).
A escolha do Porto de Vitória para expandir as operações logísticas reduz a necessidade de longos trajetos terrestres, beneficiando estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o sul da Bahia. Esse movimento faz parte da estratégia da Volkswagen de descentralizar sua distribuição, tornando a logística mais ágil e sustentável.
A Volkswagen do Brasil já opera em outros portos nacionais, como Santos (SP), Paranaguá (PR) e Suape (PE). No Porto de Paranaguá, por exemplo, a marca movimentou 46.126 veículos em 2024, representando 43,79% de todas as operações de veículos no terminal. Com a nova base no Espírito Santo, a empresa amplia ainda mais sua malha logística no país.
Além da expansão na importação, as exportações da Volkswagen cresceram 117% em 2025 (jan-fev), atingindo 19.368 unidades embarcadas. Esse aumento reforça a posição da Volkswagen como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de veículos enviados ao exterior ao longo de sua história. O Polo lidera as exportações da marca, seguido pela Saveiro, T-Cross e Nivus.
O sucesso da Volkswagen em exportações se deve a uma estratégia integrada que alinha produção, vendas e logística, permitindo maior agilidade e eficiência nos embarques. A Argentina segue como o principal destino dos veículos fabricados no Brasil, absorvendo 59% das exportações da marca em 2025.
Com um modelo logístico mais robusto e distribuído, a Volkswagen do Brasil fortalece sua presença no mercado nacional e internacional, garantindo maior eficiência no transporte e atendimento aos clientes. A chegada ao Porto de Vitória representa um marco na estratégia da empresa, consolidando sua posição como referência em logística automotiva.
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Com mais de 1.800 peças fabricadas no Brasil, um chassi inovador e um rigoroso programa de capacitação para técnicos, o novo SNG01 estreia na temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series como o modelo mais moderno e tecnológico da história da categoria.
A temporada 2025 da BRB Stock Car Pro Series marca o início de uma nova era com a estreia do SNG01 (Stock New Generation 01). Desenvolvido integralmente no Brasil pela AudaceTech, o modelo foi projetado para trazer mais desempenho, segurança e eficiência às equipes e pilotos. A maior inovação está na substituição dos sedans pelos SUVs, refletindo uma tendência global do mercado automotivo e aproximando ainda mais a competição da realidade das ruas.
A concepção do SNG01 envolveu uma série de avanços tecnológicos, com destaque para o chassi construído em parceria com a ArcelorMittal, utilizando um material de alta resistência chamado aço DP980R, testado na França para garantir máxima segurança e durabilidade. O veículo também incorpora a VCU (Vehicle Control Unit), uma unidade de controle que otimiza o funcionamento do carro e aprimora o desempenho em pista. No total, mais de 1.800 componentes foram projetados e fabricados no Brasil, tornando o SNG01 um marco na engenharia automotiva nacional.
Para garantir que as equipes estejam preparadas para operar o novo carro, a AudaceTech organizou um intensivo programa de certificação para técnicos, realizado em sua sede em Cotia (SP). Divididos em quatro turmas, os profissionais passaram por seis dias de treinamento, que incluíram aulas teóricas e workshops práticos, onde montaram os próprios veículos. Cada equipe recebeu um manual detalhado dos sistemas e procedimentos de ajuste, além de contar com a orientação de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do SNG01.
Segundo Enzo Bortoleto, CEO da AudaceTech, a certificação tem como objetivo tornar o trabalho das equipes mais eficiente e preciso, reduzindo o tempo de manutenção e maximizando a performance dos carros. “A maioria dos técnicos já tem anos de experiência na Stock Car, mas esse treinamento foi fundamental para que conhecessem as especificidades do SNG01 e pudessem trabalhar com ele de forma mais eficaz', explica Bortoleto.
Os testes de desenvolvimento do novo modelo foram intensivos, com mais de 10 mil quilômetros rodados para validar cada componente e garantir a melhor configuração para a temporada. Durante o processo de homologação, as equipes puderam analisar três veículos completos, que serviram como referência para ajustes e montagem, além de um conjunto chassi-carenagem para alinhamento das fixações dos modelos Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross.
O engenheiro José Avallone Neto, que liderou o desenvolvimento do chassi e da suspensão do novo carro, destaca que o SNG01 é mais rápido e moderno, mas também foi projetado para facilitar a manutenção e os reparos durante a competição. “Cada detalhe foi pensado para otimizar o trabalho dos mecânicos e engenheiros, tornando o carro mais acessível e confiável para as equipes ao longo da temporada', ressalta Avallone, que já trabalhou na equipe Jordan de Fórmula 1.
Com todos os profissionais treinados e os carros prontos para a pista, a temporada 2025 da Stock Car começa no dia 4 de maio, em Interlagos, em um evento que reunirá também a Turismo Nacional, a Stock Light e a BRB Fórmula 4 Brasil. Antes disso, a AudaceTech realizará sessões de shakedown, testes coletivos para ajuste fino dos sistemas e avaliação final do desempenho dos veículos.
A introdução do SNG01 representa uma verdadeira revolução para a Stock Car, trazendo mais tecnologia, segurança e inovação para uma das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Com um carro mais moderno e uma preparação inédita para as equipes, a expectativa é que a temporada 2025 marque um novo capítulo na história da categoria.