Geralmente, muitas pessoas utilizam detergente de lavar louça e até sabão em pó, usado naturalmente para lavar roupas. Acontece que estes produtos são nocivos. Então, qual sabão usar para lavar carros?
Existem produtos específicos no mercado para limpeza de automóveis e esses são os recomendados para esse serviços. Geralmente nas lojas de autopeças ou supermercados, existem aqueles kits com produtos para lavagem de veículos, mas que geralmente vem junto com outros produtos. Esses kits são bem populares e o mais básico deles vem com shampoo específico para lavagem automotiva.
Mesmo não sendo neutro na cor, o produto é indicado para latarias de veículos e pinturas automotivas. Nesse kit básico vem ainda limpa pneus, esponja, silicone, flanela e cera para dar brilho na pintura. Já os pacotes mais completos e mais caros apresentam uma gama variada de produtos e incluem desde aditivo para radiador até estopa para tirar manchas de pintura com um polimento mais dedicado. Porém, a substância para lavagem é a mesma.
Mas, alguns produtos apresentam cera líquida misturada com o shampoo e outros produtos que prometem dar mais brilho sem a necessidade de encerar, poupando assim muito tempo de lavagem. O mercado possui muitos tipos de sabão específicos para isso, mas essencialmente todo aquele recomendado para carros fará melhor do que usar detergente, mesmo o neutro, ou sabão em pó. Estes produtos são muito agressivos para com a cera protetora que está na lataria. Por isso, se deve usar somente sabões próprios para a lavagem de veículos, comercializados no mercado e evitar soluções caseiras.
O que não pode?
Ainda assim, caso não haja um produto específico para lavagem automotiva, uma alternativa é usar pelo menos um sabão neutro, que não atingirá agressivamente a pintura, provocando manchas, que é o que acontece com a aplicação de substâncias químicas feitas para outros usos, como é o caso do limpa vidros doméstico, que nunca pode ser usado no para-brisa do veículo, por exemplo.
Também não se pode usar sabão em pedra derretido na água para lavagem do carro, assim como também não se deve utilizar produtos de limpeza doméstica, como sabões para limpar o chão ou para outros tipos de limpeza. A carroceria do automóvel é uma superfície bem sensível e qualquer produto que tiver materiais reagentes muito fortes, acabará estragando essa parte tão delicada do carro.
Assim, o melhor é evitar usar produtos que não sejam específicos para o segmento automotivo, sob pena de acabar com o brilho da pintura, provocar riscos e retirar a capa protetora da superfície da carroceria, aumentando as chances de danos provisórios e até permanentes no veículo.
Como não lavar um carro
Lavar um carro requer cuidados e aqui vão algumas dicas do que não se pode fazer nesse caso. Se você vai lavar em casa, como já falado extensivamente acima, nunca usei produtos que não sejam específicos para lavagem automotiva, especialmente sabão em pó, querosene e detergentes, que acabam com a pintura.
Quando aplicar o sabão, não esfregue com espuma comum. Tem muita gente que usa um dos lados da esponja de lavar louça e até pedaços de colchão! Esses materiais simplesmente riscam e danificam a pintura.
Se esfregar muito, provocará manchas irretocáveis. Também, quando estiver lavando o carro, evite o uso de apenas um balde. Isso não significará economia de água, mas danos à pintura do carro, pois a cada mergulho no recipiente, mais sujeira do veículo será misturada com a água, virando uma verdadeira lambança de detritos que danificarão a superfície do carro.
Bom, acabou de ensaboar, agora é hora de jogar água. Nunca faça isso se estiver sob o sol forte. Quando você menos esperar, as manchas de sabão estarão por toda a parte, visto que a alta temperatura da carroceria, aliada aos raios do sol, formarão manchas esbranquiçadas de sabão seco. Não adianta jogar água que não sairá. Outra dica é não passar o sabão em todo o carro de uma vez, isso facilita a ação do sol e da temperatura ambiente.
Mas ainda tem mais. Para secar, muita gente usa diversos tipos de panos inapropriados para secagem automotiva, especialmente panos de chão, tolhas, camisas e sabe lá o que acham para secar o carro… Os materiais e fibras dessas roupas simplesmente riscam a pintura.
Na lavagem, não se deve limpar as rodas junto com a carroceria, a sujeira do material rodante irá se misturar ao sabão da parte superior e virará outra lambança com riscos na pintura. E os vidros? Lembra do limpa-vidros doméstico? Pois então, esqueça-o! Ele contém amônia e isso prejudica o para-brisa e demais vidros do carro.
Porém, se tudo isso for trabalhoso e optar por uma lavagem comercial, não use lava rápidos automáticos, como aqueles de postos de combustíveis. Aqueles rolos não possuem uma limpeza correta e suas cerdas simplesmente vão riscar e até danificar partes do carro diante da força empregada em seu uso.
Como se deve lavar um carro
Mas e então, como fazer o certo na hora de lavar o carro? Antes de começar, procure um local coberto ou sombreado. Evite a maior parte do dia, preferindo faze-lo de manhã cedo ou ao entardecer, caso também não tenha uma cobertura ou sombra. Se vai usar a máquina de jato d´água, sem problemas, molhe o carro primeiro para facilitar a retirada da sujeira mais grossa. Se for usar balde, use dois, sendo um para limpeza com sabão e outro para enxaguar.
Use sabão específico para limpeza automotiva e para esfregar, suavemente, use uma luva de lavagem, própria para esse serviço, pois ela possui fibras que não agridem a superfície da carroceria, limpam e preservam a pintura. Passe o sabão e esfregue o carro por partes, sempre começando pelo teto e depois capô, traseira e laterais. Em cada um, lave bem. Após tudo isso feito, chegou a hora de limpar as rodas, certo? Errado. A lavagem deve começar exatamente pelas rodas, pois a sujeira pode respingar sobre parte das carroceria já limpa, se for feita no final. Para isso, use uma luva exclusiva, lavando depois de forma individual cada roda.
Então, para a secagem da carroceria, utilize panos de microfibra, silicone ou algodão, que são indicados para a lavagem automotiva, por não produzirem riscos na pintura. Use panos absorventes, que vem em alguns kits mais completos, ajudando a retirar a água mais rapidamente. Nos vidros, lave da mesma forma que a carroceria e seque. No para-brisa, pode-se usar aditivos autolimpantes no compartimento da água para melhor transparência e remoção de sujeira.
Mas, se mesmo assim, lavar o carro em casa dá trabalho, então o recomendável é ir aos lava-rápidos que não utilizam sistemas automáticos, sendo o serviço todo feito manualmente. Dê preferência aos que lavam da forma tradicional, pois mesmo os de limpeza a seco, riscos podem se formar na hora de passar o pano para limpeza. Por fim, o jato de vapor deve ser usado com cautela, pois o calor altera a estrutura da tinta do carro e a torna frágil diante de riscos que antes seriam evitados.