A Fiat Strada não está muito longe de ganhar uma nova geração. Chamada pelo nome código 281, a nova picape começa a ser vendida em 2020. As unidades de verificação de processo (o último passo antes da produção) começam a ser feitas no segundo semestre de 2019. Segundo apuramos, o nome código da picapinha é 281.

O visual será baseado no Argo. A plataforma é mista e conta com a dianteira do novo hatch e a traseira inspirada na geração atual, com direito ao esquema de suspensão traseiro por eixo rígido (tipo ômega). A solução abre um vão central maior para transpor terrenos difíceis mesmo com carga completa.

A utilização da base frontal do Argo vai permitir a utilização do novo motor Firefly GSE 1.3 (108 cv). O compartilhamento também favorece a aplicação de tecnologias oriundas do hatch, exemplos dos controles de estabilidade e de tração. E o porte um pouco maior será um trunfo para oferecer mais espaço na versão cabine dupla.

Os planos são ambiciosos. A Fiat pretende nadar de braçada no segmento e tem como objetivo nada menos que a liderança geral entre picapes. É algo natural, pois a própria Strada lidera com folga as vendas. A Toro aparece em segundo lugar. E a distância para a Saveiro é grande.

A VW está de olho nesse filão mais do que estratégico e prepara a picape média-pequena Tarok (revelada com exclusivdade por CarrosMS) para enfrentar a Toro e fazer uma dupla mais afinada com a Saveiro, que ainda tem um facelift à vista.

E como fica a Strada antiga? Ela continua a ser produzida mesmo após a introdução da sua sucessora. A picapinha vai ser vendida em versões mais básicas e não terá um novo facelift. As suas vendas serão de grande valia para a Fiat, que nunca ofereceu duas picapes compactas simultaneamente no mercado brasileiro.  

A sua descontinuação será apenas quando entrar em vigor a legislação do controle eletrônico de estabilidade. Conhecido por ESP ou ESC, o item de segurança vai passar a ser obrigatório a partir de 2020 para carros novos e 2022 para os projetos antigos. Isso significa que a Strada deve se despedir com 25 anos de mercado. Nada mal.



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